Telefone: (11) 2359-4595 | (11) 2061-8235
ACESSO RESTRITO:
ENTRARO raio-X é uma forma de radiação que passa pelo corpo para expor um filme, formando uma imagem dos ossos. As estruturas densas, como os ossos, aparecem brancas nas radiografias porque apenas pouca quantidade de radiação consegue passar por elas para expor o filme do outro lado. Os tecidos moles, menos densos, aparecerão em cinza escuro na imagem de raios-X.
Os raios-X são bastante seguros e geralmente não têm efeitos colaterais ou complicações. Porém, crianças e fetos são especialmente sensíveis à radiação, portanto comunique ao médico se estiver grávida para que possam ser tomadas as devidas precauções durante o procedimento.
A coluna cervical é uma estrutura complexa capaz de suportar uma cabeça que pesa quase sete quilos, ao mesmo tempo em que pode movê-la em diversas direções. Essa combinação de complexidade e mobilidade torna o pescoço suscetível a danos e dor.
O raio-X da coluna cervical é uma imagem das vértebras cervicais, que são os sete ossos do pescoço que envolvem e protegem a parte superior da medula espinhal. A radiografia cervical também mostra as estruturas ao redor, incluindo cordas vocais, amígdalas, adenoides, traqueia (traqueia-artéria) e epiglote.
Um raio-X da coluna pode revelar estreitamento de espaço entre os discos, fratura, formação de osteófito e osteoartrite. Ele é indicado em busca de evidências dos seguintes problemas: ossos fraturados ou quebrados, inchaço nas vias aéreas ou próximo a elas, perda óssea na coluna cervical devido à osteoporose, cistos ou tumores ósseos, desgaste crônico nos discos e nas articulações do pescoço, articulações que estejam fora das posições normais, deformidades da coluna vertebral, aumento das amígdalas e das adenoides entre outros.