Telefone: (11) 2359-4595 | (11) 2061-8235
ACESSO RESTRITO:
ENTRARO objetivo da radiografia de tórax é a investigação de possíveis alterações da saúde.
Através de uma imagem de boa definição, diagnosticar doenças que afetem o tórax, seu conteúdo e suas estruturas próximas. As radiografias de tórax estão entre os filmes diagnósticos mais realizados, sendo úteis no diagnóstico de muitas doenças.
O raio-X padrão OIT é o exame que segue as determinações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No ano de 1930, a OIT estabeleceu esse padrão que inclui a revisão e a edição de classificação radiológica das doenças pulmonares provocadas pela inalação de poeira, bem típicas de determinados ambientes de trabalho.
O raio-X de tórax padrão OIT está entre os mais comuns e de menor custo, capaz de registrar as imagens dos ossos, órgãos internos e estruturas como a coluna. Com ele, é possível verificar a presença de fraturas, doenças ósseas, tumores e outros problemas, além de poder também acompanhar o desenvolvimento de tais doenças.
Desde 1994, foi determinado pela legislação trabalhista brasileira (NR7 de 12/94) que os trabalhadores de qualquer empresa, com qualquer número de funcionários, que tenham exposição a poeiras, façam RX de Torax na admissão, na mudança de função e em diversos intervalos determinados. No Brasil, é utilizada a versão 2000 do raio-X padrão OIT, que está prevista em nossa legislação trabalhista como alternativa de interpretação dos exames radiológicos, tanto para exames admissionais e demissionais, quanto para acompanhamento periódico de trabalhadores expostos à poeira.